PASTORAL ESCOLAR


Um diferencial na formação do Bom Cristão e Honesto Cidadão.

Pastoral Escolar do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul.
Um diferencial na formação do Bom Cristão e Honesto Cidadão.

Os novos paradigmas culturais e os desafios dos vários contextos sociais provocam atenções específicas e desafiam o sentido de qualquer proposta educativa. O Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, que faz parte da Rede Salesiana de Escolas, tem a clara certeza de que para responder positivamente a esses desafios precisa desenvolver com qualidade a sua missão de “fornecer razões de vida e esperança às novas gerações, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente com base na concepção da pessoa e da vida, inspirados nos valores evangélicos”.

Por valores se entende os princípios que dão suporte às escolhas pessoais de cada indivíduo, justificando atitudes, hábitos cotidianos e influenciando a tomada de decisões.Para colaborar com o desenvolvimento integral da pessoa humana nas escolas Salesianas é fundamental o trabalho realizado pela Pastoral Escolar. Ela é um serviço que articula espaços de vivência dos valores humanos, sociais, salesianos e religiosos para todos os membros da comunidade educativa.

Assim como toda a proposta educativa salesiana, a Pastoral Escolar fundamenta-se na vivencia do Sistema Preventivo, que é um conjunto de práticas e princípios deixados por Dom Bosco e que se baseia em três pilares: razão, religião e bondade.A missão dos salesianos é “formar bons cristãos e honestos cidadãos” e segue alguns elementos pastorais que a qualificam segundo, o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana:

  • Opção determinante: os jovens, sobretudo, os mais pobres.
  • Uma ação missionária “educar evangelizando e evangelizar educando".
  • Experiência comunitária.
  • Estilo específico – a animação.
  • Pastoral Orgânica – unidade na diversidade.
  • Presença significativa na Igreja e no mundo.
  • AJS: A Articulação da Juventude Salesiana é uma rede de apoio múltiplo e articulação entre variados grupos de jovens, que se identificam com a espiritualidade juvenil salesiana e querem vivê-la. Nessa experiência grupal, alguns elementos educativos são constantes: conhecimento de si; a descoberta do valor do outro; o incentivo ao protagonismo; o exercício da liderança; a iniciação no empenho social e político; o aprofundamento da experiência eclesial e o amadurecimento da decisão vocacional. Os grupos que compõem a AJS atualmente são: futebol, dança, música, banda marcial, voluntariado, teatro, rádio jovem, silenciar (técnicas de relaxamento) e comunicação. Os encontros são semanais e intercalam a prática específica de cada grupo com momentos de formação e espiritualidade.
  • AIS: a Articulação Infantil Salesiana é uma proposta de adaptação e incentivo dos valores desenvolvidos na AJS. Ela abrange os alunos do terceiro ao quinto do ensino fundamental e compõem-se dos seguintes grupos: luz e cor.com, mundo visual, do imaginário ao real: vivendo valores e brincando com a história. Os encontros acontecem uma vez por mês e duram todo o período vespertino.
  • Animação missionária juvenil: proporciona a adolescentes entre 14 e 18 anos experiência da vivência missionária e da partilha de grupo. Trata-se de um projeto em conjunto com todas as obras Salesianas do Sul do Brasil que acontece durante uma semana do mês de julho, sempre em cidades distintas, que solicitam a realização das missões salesianas.
  • Encontro Formativo: trata-se de duas manhãs do ano destinadas à reflexão de algum tema relevante. Abrange os alunos a partir do sexto ano da Educação Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, separados por turma.
  • Encontro com Atualidades: tardes de formação sobre algum tema atual e de interesse dos alunos. Os encontros são mensais e sempre com a participação de profissionais da área de cada tema. São convidados os alunos a partir do sexto ano da Educação Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio.
  • Escola de Espiritualidade: tem por objetivo proporcionar um tempo de estudo, reflexão e experiência da Espiritualidade Juvenil Salesiana a partir de Dom Bosco e Madre Mazzarello (Cofundadora das Filhas de Maria Auxiliadora, juntamente com Dom Bosco), além de conhecer e experienciar a Palavra de Deus por meio da Lectio Divina. 
  • Acompanhamento Vocacional: todos os adolescentes e jovens têm a oportunidade de serem acompanhados vocacionalmente no seu processo de amadurecimento humano. Para isto, existe um processo realizado em três etapas distintas: 1) reflexão sobre o sentido da vida e dos sonhos de Dom Bosco em dois encontros realizados no próprio Colégio; 2) Jornada Vocacional, que se trata de um encontro com demais jovens de outras presenças Salesianas e que também participaram da etapa anterior e 3) Vivência Vocacional Salesiana, que é experiência de final de semana junto a uma comunidade religiosa.
  • Missas e celebrações diversas.