VALORES AGREGADOS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL

QUANDO SE FALA EM APRENDER A APRENDER referimo-nos ao resgate da função primeira da escola que busca formar a pessoa, preparando-as para discernir e enfrentar as mudanças da sociedade em constante transformação.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO HOLÍSTICA:

Finalidade: dar efetividade à concepção de educando como ser humano integral, com possibilidades de desenvolvimento do ser, crer, conviver, saber-fazer e saber.

Referência: são avaliados o desempenho e desenvolvimento do aluno em toda a sua concepção.

Objetivo: apontar possibilidades de melhoria no processo de evolução do aluno e de atuação específica dos educadores junto a esse processo.

 

APRENDER A APRENDER:

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: para 6º ano e 1ª série do Ensino Médio e implantação gradativa nas demais séries em 2015 e 2016. A tecnologia presente no processo de ensino – aprendizagem.

ESPANHOL: 6º / 7º / 8º / 9º anos e Ensino Médio: segunda língua estrangeira, uma necessidade nos tempos de hoje.

EXCURSÕES PEDAGÓGICO-CULTURAIS a partir de 2014 – MULTISSERIAL: as viagens de estudo estão sempre associadas ao trabalho pedagógico desenvolvido, oportunizando aos envolvidos a observação e o conhecimento in loco do conteúdo estudado.

EXPROINTER.CON: Exposição de Projetos Interdisciplinares de conhecimento. Alunos desenvolvendo habilidades e atitudes, expressão de resultados alcançados no dia da dia. Educadores envolvidos no saber fazer. Aprendizagem significativa!

APOIO PEDAGÓGICO: Espaço educativo que auxilia de forma personalizada, os educandos, nas suas mais variadas dificuldades, onde cada série conta com um horário próprio.

INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ritmos próprios, conquista de capacidades lingüísticas em tempos diferenciados, fluência na fala, produção de frases completas e inteiras é resultado da participação em atos de linguagem.

ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: garantia de trabalho centrado nos diversos significados que a atividade motora tem para a vida das crianças.

SIMULADO DA  R S E – Tirando de Letra: que visa medir os conhecimentos de todos os alunos da R S E, servindo de indicador de melhoria contínua dos nossos trabalhos.

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICA – 5º ano

Finalidade: oferecer mais um espaço de ensino e aprendizagem mediado pelo professor para que o aluno aprenda resolver problemas através da leitura e da matemática e elimine a não compreensão de conteúdos de base de séries anteriores.

PROJETO EXTENSÃO FÍSICA: aulas de física, com conteúdo programático do livro da R S E = 1h/a para a 1ª série, 1 h/a para a 2ª série e 2 h/a para a 3ª série do Ensino Médio.

PROJETO DE EXTENSÃO CURRICULAR: para todas as turmas do EFF/ EM. Carga horária ampliada para as disciplinas, conforme necessidade percebida pela escola.

PROJETO ATUALIDADES: 9º ano e Ensino Médio. Para além da reprodução de saberes, o CDB busca a reflexão dos conceitos e fatos em espaços de argumentação.

 

APRENDER A FAZER

Espaço de ação resguardado o estágio de desenvolvimento de cada educando.

AMPLO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA: O espaço sob uma nova ótica vai além do ambiente físico e é determinado, fundamentalmente, pelas diferentes relações que nele se estabelecem: sociais, culturais, afetivas, cognitivas, etc.

APOIO À PESQUISA: Espaço definido  e orientado para  execução do trabalho científico.

PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS/ OLIMPÍADAS E MOSTRAS; a identidade é um conceito que se define na prática, no cotidiano vivido. Reforçar a criação e recriação da identidade, possibilitando formas de participação, superação das tensões e dificuldades, abrindo um amplo leque de oportunidades no sentido de compartilhar outras realidades.

BANDA MARCIAL; O saber fazer depende fundamentalmente do quere fazer e de oportunidades. Atuar na fanfarra provoca espírito de equipe, unidade e compromisso em resultados coletivos.

ESCOLAS DE ESPORTE: Percepção de potencialidades e limitações, investimento e esforço na própria formação.

CAMPEONATOS ESPORTIVOS: Arriscar, simular, decidir, acertar, errar, tentar de novo. Tudo contribuindo para a formação integral.

SIMULADOS: Ferramentas que preparam para situações de tensão, como vestibulares e concursos. Indicam a área de foco  de estudo para obtenção de maior sucesso pessoal e profissional. Avalia o potencial e possibilita tomada de decisões adequadas aos desejos e às escolhas futuras.

MÚSICA/DANÇA/TEATRO: Artes contribuindo para o fortalecimento da experiência sensível e inventiva, para o exercício da cidadania e da ética construtora da identidade artística.

AVALIA: avaliação institucional externa com testes de proficiência para os alunos em séries de conclusão de nível.

LABORATÓRIO PARA EM: finalidade: tangibilizar o ensino da Física

PROJETO “PERCEBENDO OS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO”: capacitação do aluno para a prova.

 

APRENDER A SER

Construção e enriquecimento da identidade pessoal e coletiva.

COMEMORAÇÕES CÍVICAS: Identificação de valores, desenvolvimento do conceito de cidadania e respeito à Pátria de maneira consciente, crítica e acima de tudo, convictos de que somos aquilo que planejamos ser.

COMEMORAÇÃO DIA DE PAIS/MÃES: Importa celebrar. Espaço de reconhecimento, gratidão e afetividade, momentos especiais.

COMEMORAÇÃO DIA DO ESTUDANTE: O estudante tem seu dia especial! Promoção da vida pelo encontro com o outro, comunhão e alegria festiva.

COMEMORAÇÃO DIA DA CRIANÇA: Interação e convivência, onde as crianças passam momentos significativos explorando lugares e atividades que lhe trazem muito prazer.

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS SOLIDÁRIOS: Aprender a ser, com os problemas ambientais, sociais e de desenvolvimento sustentável. Conscientização e ação - exercício imperioso de cidadania.

POP- PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: É objetivo do Ensino Médio contribuir para a constituição da identidade social, fortalecendo processos de escolha e reflexão sobre expectativas futuras e de formação profissional.

POV – PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: O trabalho se propõe a facilitar o processo de escolha profissional, por meio de teste,  conversas individuais, apoio e informação de modo que a escolha vai surgindo através de decisão pessoal, autônoma, responsável e equilibrada.

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO: A educação corresponde a um amplo esforço, pessoal e coletivo, de constituir o ser humano na sua plenitude. O espaço de atendimento psicopedagógico individual é uma prática que auxilia o aluno em dificuldades pessoais, de caráter afetivo, psíquico, social, emocional e/ou cognitivo

EVENTOS EDUCATIVOS: A escola que educa em todos os momentos, na prática, nos eventos.

MOMENTO SOLIDÁRIO: Finalidade: Gerar instrumento de solidariedade e colaboração com famílias necessitadas.

Referência: a doação de roupas, utensílios, sapatos e materiais recicláveis, pelos alunos e suas famílias ocorre todas as últimas 5ªs e 6ªs feiras de cada mês.

Objetivo: desenvolver a solidariedade e o compromisso com o bem estar e felicidade coletiva.

OUVIDORIA COM TURMAS E LÍDERES: Ser crítico e ao mesmo tempo criativo, apontando soluções para os desafios diários. Reconhecer-se nos resultados e indicar melhorias contínuas para os processos.

 

APRENDER A CONVIVER

Acolhida do aluno e sua família em uma comunidade diferenciada. A forma de trabalho permite a vivência de situações especialmente planejadas para a formação da identidade ativa e solidária com o grupo social.

INTER AGIR – SOCIALIZAÇÃO DO 1º DIA LETIVO: Casa que acolhe! É fundamental valorizar a convivência e a acolhida de alunos novos e promover a arte de encontro.

APP - ESPAÇO DE CONVIVÊNCIAS: Pais e filhos fortalecem vínculos quando compartilham lugares e interesses. Assim APP é um espaço onde família e escola, partilham rumos da educação. O apoio dos pais é um alicerce seguro para a caminhada da escola.

REUNIÕES COM PAIS E PAIS REPRESENTANTES DE TURMAS: Momento singular, onde as famílias estreitam laços e contatos com o contexto escolar e especialmente conhecem o trabalho desenvolvido podendo de forma personalizada acompanhar o desempenho escolar de seu filho.

REUNIÕES COM LÍDERES DE TURMA: Visa fortalecer relações interpessoais, desenvolver e avaliar as competências e potencialidades dos alunos, lançando-os sempre para novos desafios, buscando aumentar o seu comprometimento com a escola.

SALAS AMBIENTES E LABORATÓRIOS: A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão organizados, a qualidade e a adequação são elementos essenciais de um projeto educativo. Espaço físico, materiais, equipamentos, livros, mapas, mobiliários devem ser vistos como componentes ativos do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela instituição.

ACANTONAMENTOS : Convivência harmoniosa, escola prazerosa, 24 horas ininterruptas!

SOCIALIZAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO VIA INTERNET: Ferramenta de divulgação das médias bimestrais para as famílias. Mais um recurso para que os pais possam acompanhar o desempenho escolar de seus filhos.

FESTA DA FAMÍLIA: Momento para reunir-se enquanto amigos, famílias amigas que convivem no desenvolvimento diário dos filhos. Parceria Família e escola.

OLIMBOSCO E OLIMBOSQUINHO: finalidade: competir, acolhendo os diferentes, aceitando resultados, e manifestando-se adequadamente nas competições.

Referência: competição entre turmas, nas mais diversas modalidades, coletivas e individuais, oportunizando o conhecimento do esporte e a manifestação de habilidades.

Objetivo: dinamizar o esporte na escola, envolvendo um grande número de alunos nas competições.

 

APRENDER A CRER

Tanto no sentido cristão, como em relação aos valores essenciais à convivência humana e à promoção da dignidade da pessoa.

DIFUSÃO DOS VALORES ÉTICOS E CRISTÃOS: Acreditamos que educar é oportunizar a formação de valores, para a promoção da vida. É preciso dialogar no interior das escolas, ultrapassando o senso comum que domina a sociedade, ensinando a valorizar o momento presente e, gerar um novo movimento fruto de avaliação da vontade de viver querendo viver.

CELEBRAÇÕES: Promover a vida e a abertura ao transcendente aproxima os alunos da busca do sentido e razões de vida.

EXPOSIÇÃO DE DOM BOSCO: Comemoração do aniversário de Dom Bosco, referência de educador, Pai e Mestre da Juventude.

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