EDUCAÇÃO  INFANTIL:

Finalidade - desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, baseada no eixo Educar e Cuidar.

Referência: Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes, Ensino Religioso e Filosofia.

Objetivo: oportunizar à criança a resolução de problemas como forma de aprendizagem, estimulando as linguagens através das brincadeiras, possibilitando e levantando hipóteses sobre o que querem descobrir, facilitando as interações entre elas, as pessoas e o ambiente onde vivem.

Berçário - 4 a 24 meses, no horário das 13h às 18h.

Berçário - 4 a 24 meses, no horário das 7h20 às 12h. Abertura condicionada ao número mínimo de alunos, definido pelo Colégio Dom Bosco.

Berçário - 24 a 36 meses, no turno vespertino, das 13h às 18h.

Berçário - 24 a 36 meses, no horário das 7h20 às 12h. Abertura condicionada ao número mínimo de alunos, definido pelo Colégio Dom Bosco.

INFANTIL I - 3 anos completos até 30 de março de 2015, no horário das 13h às 17h30.

INFANTIL II - 4 anos completos até 30 de março de 2015, no horário das 13h às 17h30.

INFANTIL III - 5 anos completos até 30 de março de 2015, no horário das 13h às 17h30.

 

ENSINO  FUNDAMENTAL  INICIAL

1º ano ao 5º ano, no horário das 13h25min às 17h50min.

OBS.: 1º ano - 6 anos completos até 30 de março de 2014.

Finalidade: iniciação da formação de um cidadão autônomo e participativo.

Referência: Cada educando é sujeito de seu próprio processo de aprendizagem, enquanto o professor é o mediador na interação dos alunos com os objetos de conhecimento. A escola é um conjunto de pessoas. A importância da turma e da convivência com os colegas de sala nunca será substituída. O aprendizado em equipe e os trabalhos em grupo são pontos fortes do Ensino Fundamental.

Objetivo: Construção de significados a partir de múltiplas e complexas interações.

ENSINO  FUNDAMENTAL  FINAL

 6º ao 9º ano

- turno matutino, das 07h20min às 11h45min com EXTENSÃO CURRICULAR obrigatória, conforme programação no calendário escolar.

Finalidade: Colaborar na formação do educando na sua totalidade – consciência, caráter, cidadania – tendo como mediação fundamental o conhecimento.

Referência: Propõe a divisão do conhecimento escolar em áreas que, trabalhadas interdisciplinarmente, criam situações de 

aprendizagem mais significativas e motivadoras para os educandos.

 

Entende-se que a educação escolar é um sistemático e intencional processo de interação com a realidade, através do relacionamento humano no trabalho com o conhecimento e na organização da coletividade.

Objetivo:. Preparar para o exercício pleno da cidadania.

 

ENSINO  MÉDIO

 1ª a 3ª séries

- turno matutino, das 07h20min às 11h45min com EXTENSÃO CURRICULAR obrigatória, conforme programação no calendário escolar. O 3ªº terá aulas, aos sábados, para permitir a conclusão do ano letivo, em novembro, devido às datas dos vestibulares.

- turno matutino, das 07h20min às 11h45min com EXTENSÃO CURRICULAR obrigatória, conforme programação no calendário escolar. O 3ªº terá aulas, aos sábados, para permitir a conclusão do ano letivo, em novembro, devido às datas dos vestibulares.

Finalidade: Etapa final da educação de caráter geral que situa o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho.

Referência: Prioriza a ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, competências básicas que permitem ao estudante desenvolver a capacidade de continuar aprendendo.Objetivo: Formar cidadãos pensantes, preparados para entender e participar melhor do mundo e da sociedade. Prepara para a vida, forma para o ingresso e permanência consciente na universidade.

 

 

 

© Colégio Dom Bosco de Rio do Sul - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência