DIFERENCIAIS DO COLÉGIO DOM BOSCO

 

AIS - ARTICULAÇÃO INFANTIL SALESIANA: desenvolvendo o aprender a ser e a conviver e a competência do trabalho em equipe.

 

PROJETO COMUNICAÇÃO EM FOCO: Visa desenvolver competência leitora, argumentação, oralidade, visão sistêmica, organização, essenciais à redação e ainda liderança, relação intra e interpessoais. Grupos contemplando os interesses dos alunos, com Comunicação escrita,  robótica e concurso CDB de oratória para os alunos do 6º ao 9º ano.

 

PRÓ-VESTIBA: aulas de Português, com redações semanais/quinzenais, Matemática, Química, Física e Biologia, preparatórias para os Vestibulares.

 

INGLÊS POR COMPETÊNCIAS - PARCERIA CAMBRIDGE: material para 3º e 6º ano e 1ª série do Ensino Médio.

Finalidade: Desenvolver estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento e aquisição do conhecimento sistematizado.

Referência: a importância fundamental de possibilidade de comunicação no mundo globalizado. O trabalho de inglês por competências exige a ampliação do vocabulário, a complexidade das atividades e das funções lingüísticas (escuta, fala, leitura e escrita) e está estruturado conforme o nível de conhecimento do aluno.

Objetivo: A inserção no mundo da comunicação global

 

ARTES POR HABILIDADES

Finalidade: propiciar conhecimentos diversos sobre a relação do homem com o mundo artístico, desenvolvendo potencialidades específicas.

Referência: Em diversas situações do dia-a-dia as pessoas estão cercadas pelo mundo das artes. O fenômeno artístico apresenta-se na cultura popular, na erudita, nos meios de comunicação.  Áreas desenvolvidas: Artes Plásticas, dança, música.

Objetivo: em contato com manifestações artísticas, desenvolve a  sensibilidade, estimula a imaginação, adquire e cultiva o senso artístico e estético, exercita diferentes sentidos do corpo e aprimora gestos e  linguagem

 

TAREFANET

Finalidade: oportunizar às famílias maior possibilidade de atuação na educação de seus filhos.

Referência: canal de comunicação diário, entre família e escola. Pelo Tarefanet é possível acompanhar as atividades a serem desenvolvidas fora da escola, como compromisso de aprendizagem.

Objetivo: criado para gerar maior comprometimento e agregar valor à aprendizagem pelo efetivo cumprimento dos deveres do aluno

 

ENCONTROS FORMATIVOS

Finalidade: desenvolver a educação integral, formando bons cristãos e honestos cidadãos.

Referência: trata-se de encontros fora da escola, em ambientes próprios, com duração de 4 a 8 horas cada encontro, onde ocorrem momentos de integração, reflexão e oração.

Objetivo: integrar a turma, desenvolvendo conhecimentos e relações inter/intrapessoais, pela vivência de valores ético-cristãos.

 

AJS

Finalidade: desenvolver o protagonismo e o empreendedorismo.

Referência: ocorre no contraturno do período letivo, pela formação de grupos de interesse e desenvolvimento de projetos.

Objetivo: oportunizar a experiência de vida em grupo e formação de lideranças.

Finalidade: encaminhar para a vivência na AJS

Objetivo: oportunizar a experiência de vida em grupo

 

INTERCÂMBIO EDUCATIVO-CULTURAL SALESIANO

Finalidade: Ampliar o contexto de vivências educativo-culturais, dentro de escolas salesianas e instituir diferenciais estratégicos adequados à realidade e aos tempos.

Objetivos: CONTEXTUALIZAR E ANALISAR realidades anteriormente estudadas. OPORTUNIZAR participação e conhecimento em soluções de problemas de outras realidades.

Cultura, valores, cidade, escola e resultados do trabalho das escolas salesianas.

Referência: são dois meses com estadia em casas de famílias com filhos em escola salesiana e aulas em colégios salesianos.

© Colégio Dom Bosco de Rio do Sul - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência