ACONTECE

Orientação e localização no espaço é tema de aula lúdica e divertida



Desde a origem do homem no planeta existe a preocupação em estabelecer situações para determinar sua localização. Para instigar a curiosidade e o aprendizado sobre os temas “orientação e localização” os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, iniciaram seus estudos sobre os instrumentos que nos orientam no espaço.

As atividades foram orientadas pela professora, Denise Wilvert, através da disciplina Ciências Humanas e da Natureza. Para aprender na prática a turma utilizou três maneiras de representar a própria sala de aula: A primeira atividade foi fazer um “Croqui” do espaço. Após concluída a primeira etapa, os alunos utilizaram o material de robótica para representar, de maneira tridimensional, o ambiente. Como última atividade do projeto, os alunos com a participação de seus familiares, construíram uma maquete e realizaram a apresentação para seus colegas.

De acordo com a professora, Denise Wilvert, as atividades foram realizadas com grande alegria e entusiasmo e alcançaram o objetivo de estimular o aprendizado de forma mais dinâmica e lúdica.

São diversas as maneiras de orientar-se e localizar-se que o homem tem ao seu dispor considerando que a diversidade depende do espaço geográfico, características culturais de cada população, além dos recursos disponíveis, a exemplo de mapas, plantas, e dos referenciais.

Os povos antigos descobriram que trançando linhas imaginárias entre as estrelas eles poderiam se localizar de maneira mais fácil, criando assim a primeira forma de nos localizarmos geograficamente. Todavia, ao passo que a tecnologia foi ganhando espaço na sociedade os instrumentos, as características geográficas e os fatores de referência para orientação e localização tomaram novas formas. Mas, para que o aprendizado seja fundamentado e significativo é importante que os alunos conheçam desde as formas mais antigas até o nosso atual GPS .

Compartilhe:

Marcadores:

CURSOS